terça-feira, 31 de julho de 2007

Máquina de imprimir dinheiro

Este golpe já fez muitas vítimas em todo o país. Ele exige muito tempo e investimento do estelionatário, por isto é muito difícil de acontecer nos dias de hoje. Os golpistas estudam a vítima: seus hábitos, seu poder financeiro, etc. Uma vez escolhida a vítima, fazem amizade, chamando-o para sair, freqüentando bares, casas noturnas, onde os estelionatários mostram a vítima que eles gastam muito dinheiro. Sempre pagam todas as despesas.

Sendo cada vez mais íntimos, a vítima pergunta em que eles trabalham. Os golpistas fazem mistério, dissimulam, para enfim revelar o segredo: imprimem dinheiro. A vítima fica espantada e, eles o levam a conhecer a máquina. No local, mostram uma máquina, onde um aperta e do outro lado sai notas novinhas, cheirando a tinta, perfeitas.

Para convencer, pede que a vítima vá gastar aquele dinheiro que acabou de sair da máquina e pedem para que ele não conte a ninguém. O incauto sai e vai gastar o dinheiro, que é verdadeiro. Volta deslumbrado, pois tudo deu certo.

A vítima volta e propõe compra a máquina com suas economias. Os golpistas ficam irritados e pedem para mudar de assunto porque não querem perder a amizade. A vítima então insiste. E depois de muita insistência, diz que vai pensar. Em seguida o estelionatário procura a vítima e diz que faz o negócio.

Hoje os falsários usam computadores e scanner e impressora para falsificar dinheiro. Mas para este golpe eles colocam notas verdadeiras que saem como se fossem impressas pela máquina.

A vítima só descobre quando vai tentar fabricar as notas e constata que a máquina não funciona.

Este golpe fica impune porque o lesado não pode nem mesmo ir à polícia denunciar, afinal ele estaria cometendo também um crime.

Nenhum comentário: