terça-feira, 31 de julho de 2007

Por que se cai em golpes?

Nos posts anteriores é descrito os vários tipos de golpes e a história de algumas vítimas. Estelionato é um assunto profundo não só de cunho policial e jurídico, mas também sociológico e psicológico.

O ser humano é muito complexo e por mais que estudem a cada dia revelam facetas desconhecidas. A engenhosidade humana é tão grande que até pessoas acostumadas a lidar com estes problemas no dia-a-dia são pegas de surpresa.

E existem muitos golpes. Muitos mesmo. Basta uma olhada nas páginas dos jornais. Golpes de políticos, juízes, cartolas e pessoas comuns.

Mas ao ler todos os tipos e suas variações chega-se a conclusão de que o estelionatário é mesmo uma pessoa com uma inteligência acima das pessoas comuns, bem articuladas, envolventes, seguras de si, amorais, exibicionistas, perversas e com grande poder de manipulação. Alguns apresentam comportamento violento e agressivo, determinante o ambiente em que vivem.

Normalmente este tipo de criminoso não mostra arrependimento. Tem-se a impressão de o produto do golpe realmente lhe pertence. Alguns psiquiatras fazem analogia entre golpe e orgasmo, ou seja, o golpista como o compulsivo sexual não mede as conseqüências.

Não são doentes eles têm um desvio de comportamento. Ou seja, assumem uma personalidade e vive este mundo à parte. O psiquiatra forense Talvane Martins de Morais, da Associação Brasileira de Psiquiatria do Rio de Janeiro afirma: “o psicopata é egocêntrico, não tem limites e jamais acredita que pode se dar mal. Na maioria dos casos, a origem remonta a más influências na infância”.

E por que a vítima cai neste golpe? Muitas vezes por desinformação, excesso de confiança em si mesmo e porque o estelionatário oferece algo e se faz o papel de “trouxa”. E a vontade de ser esperto e levar vantagem em tudo do brasileiro faz com que ele tenha maior possibilidade de cair nos “contos de vigário”.

Resumindo, enquanto o homem continuar a ter uma ganância exagerada, haverá terreno fértil para os golpistas.

Nenhum comentário: